Apesar da paixão pelo queijo ser desde sempre, só mais recentemente é que o mundo profissional passou a ser o reflexo disso mesmo. Não sei se acontece com mais pessoas, mas este facto levou-me a procurar formas de descomplicar e talvez desmitificar este mundo dos queijos e as suas verdades absolutas. Sempre que aprendo algo novo penso sempre que talvez isso ajude a mais pessoas, nem que seja por curiosidade. Embora quando se fala da conservação do queijo ou validade isso seja um assunto sério e uma preocupação válida.
Vamos então desvendar os segredos dos profissionais do setor da caseologia, para o ajudar a manter o seu queijo fresco e delicioso por mais tempo?
Como qualquer outro alimento, cada tipo de queijo tem o seu próprio tempo de conservação, e não é possível mantê-los a todos pelo mesmo período de tempo. Cada queijo possui diferentes propriedades e características, logo o seu comportamento na maturação também é naturalmente diferente.
Consulte aqui a nossa cábula rápida.
15 ou 20 dias:
Queijos mais pequenos que tenham pouca cura, macios e com baixo teor de gordura são os que têm menos tempo de conservação. Estes queijos não devem ser mantidos no frio por mais de 15 ou 20 dias.
1 mês:
Já os que não devem exceder um mês são os queijos amanteigados. Estes queijos são os mais difíceis de manter devido á sua pasta mais mole, logo com maior necessidade de “mimo”.
Se gosta particularmente deste queijo como cá em casa, esta questão não se coloca, uma vez que raramente sobra um bocadinho.
1 a 2 meses:
Se é apreciador de queijo de cabra curado ou de pasta prensada (normalmente com 1 Kg), este pode ser armazenado entre 1 a 2 meses em sua casa de forma segura.
Meses:
Mas, os que ganham a corrida do tempo são os queijos de ovelha curados ou de pasta prensada (normalmente de 1 kg também), que podem ser guardados durante meses.
É simples assim, mas em caso de dúvida, lembre-se que quanto mais rija for a pasta do seu queijo e quanto mais gordura o leite tiver, melhor ele se manterá em sua casa mantendo-se fiel ao sabor e aroma característicos que adora.
Aliado a estas questões de tempo de conservação também é muito importante optar por um armazenamento adequado, uma vez que este é fundamental para manter o seu queijo fresco e delicioso.
Por fim, convém relembrar que a validade do seu queijo está sempre disponível na embalagem e essa informação foi fornecida pelo produtor, juntamente com o lote para motivos de controlo de qualidade. E por conseguinte, esta informação prevalece sobre qualquer outra.
Agora que sabe quanto tempo cada tipo de queijo pode ser armazenado, convido-o(a) a apreciar tranquilamente e a experimentar diferentes variedades de queijo sem preocupações.